(49) 3551-2424

Moradores de Herval se mobilizam contra fechamento da Escola Odilon Fernandes

Escola Básica Odilon Fernandes em Herval d´OesteA cada dia que passa estão aumentando os rumores quanto ao possível fechamento da Escola de Educação Básica Professor Odilon Fernandes, localizada no bairro Santo Antônio no município de Herval d´Oeste. O educandário que completou no ano que passou 60 anos de funcionamento no município, está na eminência de ter suas portas fechadas pela falta de alunos, segundo informações repassadas pelos pais que já estão se mobilizando para evitar que isso possa acontecer.

A escola é estadual e as informações que chegaram até os pais, é que devido a redução no número de alunos e também por questões de economia a Escola de Educação Básica Professor Odilon Fernandes deverá ser fechada em breve, inclusive boatos dão conta que professores já estariam sendo transferidos para outros educandários.

“Estamos nos reunindo para tomarmos algumas iniciativas e dentre elas, vamos manter contato com o Ministério Público do Fórum de Herval d´Oeste, para sabermos o que poderá ser feito por nós pais, para evitarmos o fechamento desta escola que tem um bom corpo docente, com bons professores e a direção sempre empenhada em dar uma boa educação aos nossos filhos”, disse o pai de um aluno na edição desta quarta-feira (13) do programa Rádio Contato da Catarinense AM/FM.

Segundo este pai de nome João, os vereadores hervalenses também foram procurados por eles para que alguma coisa fosse realizada, mas até agora nada. “Precisamos do apoio de todos para que essa escola continue com as portas abertas, porque isso irá evitar com que as crianças passem o dia na rua e deixem de participar das aulas e das oficinas de tênis de mesa e judô, além de outras”.

Finalizando o pai que participou do programa disse que a Escola Odilon Fernandes em Herval d´Oeste é um patrimônio que não deve ser fechado.

Atualmente frequentam a escola do bairro Santo Antônio de Herval d´Oeste, um pouco mais de 80 alunos e aproximadamente 16 professores.

CONTRAPONTO

Seila Ribeiro, gerente de Educação na Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) em Joaçaba, ao falar sobre o assunto, disse que representantes da Secretaria Estadual da Educação (SED), solicitaram um levantamento que será realizado a partir do mês de maio em todas as escolas dos municípios que integram a GERED, para saber quantos alunos frequentam estas instituições de ensino.

Informações preliminares dão conta de que as escolas e colégios em todo o Estado que tenham menos de 100 alunos, correm o risco de não abrirem vagas para o ano que vem, devido a contenção de despesas por parte do governo catarinense.

“Não temos nada ainda oficial. Tudo depende do levantamento que nós estaremos realizando em nossa gerência e deveremos entregar na Secretaria da Educação no segundo semestre. A partir daí, todas as decisões ficam por conta do secretário Eduardo Dechamps”, resumiu Seila Ribeiro.

Outra escola que praticamente está com os seus dias contatos e que não deverá efetuar matrículas para o ano que vem na cidade de Joaçaba é a Oscar Rodrigues Da Nova, localizada no bairro Vila Remor e que atualmente atende um pouco mais de 70 alunos.

Por Julnei Bruno

Foto: arquivo