(49) 3551-2424

Região de Joaçaba lidera ranking de mortes em acidentes de trabalho em SC

índiceFoi realizada  na manhã desta quarta-feira (23) no auditório da ACIOC em Joaçaba um importante seminário para tratar a respeito dos acidentes de trabalho na construção civil. O evento, que marcou o lançamento do projeto “Café Consciente”, aconteceu no auditório da ACIOC e foi promovido pelo Sindicato dos Trabalhadores da Construção e do Imobiliário em conjunto com as cinco maiores empresas do setor. O seminário contou também com a participação do Ministério Público do Trabalho. O objetivo foi definir estratégias para reduzir os índices de acidentes, já que Joaçaba e região registram números elevados de acidentes em comparação com outras regiões do Estado.

O presidente do Sindicato da Construção Civil, Pedro Nogueira, destaca que a meta é reduzir os índices através de encontros que serão realizados com frequência nas construções com palestras e instruções para os trabalhadores. “O Café Consciente” vai acontecer a cada dois meses durante duas horas em cada obra em execução. Dados do Sindicato revelam que somente em Joaçaba em 2015 cinco trabalhadores perderam a vida em acidentes de trabalho, a maioria em razão de queda de altura. Em Capinzal foram duas mortes e mais duas em Água Doce. “Aqui em nossa região temos mais acidentes de trabalho do que na capital ou em Balneário Camboriú que é um canteiro de obras e não podemos mais aceitar isso” destacou o sindicalista. Durante o “Café Consciente” os trabalhadores vão apreender usar os equipamentos de proteção individuais e coletivos. “Tem muitos prédios saindo aqui na região, ou o trabalhador não recebeu equipamento ou não sabe usar” observou Pedro.

As maiores empresas da Construção Civil da região abraçaram o projeto e estão engajadas na tentativa de reduzir o número de mortes.

Por Marcelo Santos