(49) 3551-2424

Operação da Polícia Civil de Joaçaba contra o tráfico resulta em várias prisões

IMG-20160311-WA0010A madrugada de sexta-feira (11) foi agitada no setor de segurança pública. Equipes de investigação da Polícia Civil e da Polícia Militar, com auxílio de cães farejadores do canil de Concórdia e de São Lourenço d’Oeste, realizaram várias diligências relacionadas ao combate ao tráfico de drogas.

O trabalho se concentrou nos municípios de Joaçaba, Herval d”Oeste e Treze Tílias. A operação foi denominada Bandeira 2 em razão do envolvimento de um taxista de Joaçaba cujo veículo foi apreendido.

A ação, que mobilizou um grande efetivo, foi coordenada pelo delegado regional Daniel Régis. Os investigadores localizaram cocaína, balanças de precisão, armas, celulares usados pelos traficantes, dinheiro e cheques oriundos do comércio de drogas e outros objetos. Pelo menos um motorista, auxiliar de taxista, que estaria entregando droga, foi preso e levado para a DPCO para esclarecimentos. Só no bairro Vila Rica em Herval d’Oeste, que foi apurado pela nossa reportagem, foram efetuadas três prisões. Entre as pessoas presas está uma mulher de 71 anos. Na casa dela foram encontrada droga que seria do filho e que estava escondida dentro de um cano de PVC. O filho já tem passagem pela polícia.

Delegado revela detalhes em coletiva
O Delegado Daniel Régis concedeu entrevista coletiva na manhã desta sexta-feira relatando detalhes da operação e de de como agia o que ele considera uma quadrilha. De acordo com ele, a DIC estava investigando o grupo há pelo menos 3 meses a partir de um traficante de Treze Tílias que abastecia a região com drogas. O elemento, preso, e considerado de alta periculosidade, usava o taxista de Joaçaba para fazer a entrega de cocaína para usuários em vários municípios da região. Dos 10 mandados de prisão expedidos pela Justiça, 8 foram cumpridos. Dois suspeitos estão foragidos. “Eu considero uma das operações mais importantes da DIC nos últimos tempos, não só pelo número de prisões, mas pela periculosidades dos elementos envolvidos” observou o delegado Daniel Régis. Quase 60 policiais foram mobilizados na ação que teve início pela madrugada. Cães farejadores de Concórdia e São Lourenço foram cruciais na operação para localizar a droga. As equipes também apreenderam veículos que foram usados pelos envolvidos durante o período de monitoramento da polícia, entre eles um Táxi de Joaçaba, armas, munições e um Fuzil falso. O delegado revelou que no dia 12 de fevereiro policiais, através do serviço de inteligência, conseguiram evitar um assalto em Treze Tílias que estava sendo preparado por elementos da quadrilha. Os elementos foram abordados e o assalto não se efetivou.

As prisões são temporárias, por 30 dias. A partir de hoje a polícia começa ouvir depoimentos de usuários e clientes da quadrilha.

Um vídeo gravado pela polícia (VEJA ABAIXO) mostra o momento em que a droga foi encontrada dentro da residência da mulher de 71 anos em Herval d’Oeste.

O delegado convocou para as 10h uma entrevista coletiva onde vai falar sobre a operação. Em breve mais informações…

Por Marcelo Santos