(49) 3551-2424

Reforma da ponte Jorge Lacerda vai custar cerca de meio milhão

IMG-20160224-WA0007A reforma na ponte Jorge Lacerda, em frente ao antigo terminal rodoviário, deverá custar aos cofres públicos cerca de meio milhão de reais. A informação foi revelada a Rádio Catarinense esta semana. Os municípios de Joaçaba e Herval d’Oeste assinaram no ano passado um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Ministério Público (MP) se comprometendo de executar algumas obras de melhorias. As melhorias têm por objetivo reduzir as vibrações da ponte nos horários de pico, oferecer mais segurança aos pedestres que utilizam as passarelas e aumentar a vida útil.

O engenheiro Cleimar Piovesam da prefeitura de Herval d’Oeste informou que a ponte nunca passou por IMG-20160224-WA0006uma reforma ampla, há não ser durante a enchente de 1983. “Naquela enchente foi feito um reforço nos pilares, mas no tabuleiro não teve cuidado, na estrutura de concreto” explicou ele. O projeto, que conta com orçamento e memorial descritivo, prevê recapeamento asfáltico, em razão do desgaste da laje, bem como pintura das passarelas para evitar o efeito corrosivo no material metálico. Durante a pintura será feita mais uma vistoria para verificar a estrutura de concreto, pois em alguns pontos a armadura de ferro está exposta.

O engenheiro acredito que serão necessários investimentos de R$ 500 mil. O valor será dividido em partes iguais entre os dois municípios. Os projetos de convênio já foram encaminhados as câmaras de vereadores.

Por Marcelo Santos