(49) 3551-2424

CDL contrata empresa para lavar estátua de Frei Bruno

SAM_0592Os romeiros de Frei Bruno que estarão em Joaçaba neste mês de fevereiro para mais uma edição da Romaria Penitencial vão encontrar o Monumento conservado e com algumas melhorias em se tratando de infraestrutura.

 Localizado no bairro Flor da Serra, e mantido pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), o Monumento é um dos principais cartões postais do município. Todos os anos milhares de turistas passam pelo local para visitar o Monumento, onde além da estátua, existe o Museu e também o Centro de Observação Espacial.

 A diretoria da CDL não tem medido esforços para manter conservado o Monumento. Nesta quarta-feira (10) está sendo promovida mais uma limpeza geral, com lavação da estátua e da base. O serviço está sendo executado por uma empresa especializada que utiliza um guincho de longo alcance, já que da base a ponta do cajado são 37 metros de altura. A lavação, a segunda realizada em 2 anos, vai permitir a remoção da sujeira acumulada na estátua. O tom cinza do pó e outros resíduos aos poucos vai dando novamente lugar ao branco característico da pintura. O trabalho iniciou pelo cajado pela manhã e será finalizado no decorrer da tarde.

 Outra providência tomada foi a substituição da lâmpada sinalizadora para evitar choques de aeronaves. A lâmpada, no extremo do Monumento, estava queimada e com o uso do guincho foi possível fazer a troca.

 Neste mês de fevereiro a diretoria da CDL também substituiu a iluminação da rampa de acesso ao Monumento. Foram utilizados LEDs que vão proporcionar uma maior economia. “A limpeza, lavação, manter conservado o Monumento, é um compromisso da nossa diretoria e assim temos feito” destacou o presidente Paulo Delfino Pinto que acompanhou de perto os trabalhos nesta quarta-feira (10).

 Outra melhoria promovida em 2015, que os Romeiros vão encontrar este ano, é o queimador de velas. Uma estrutura especial e adequada foi instalada em frente ao Monumento em um local de fácil acesso.

 Por Marcelo Santos