(49) 3551-2424

Primeiro caso de Dengue confirmado após exames em Capinzal

Mosquito transmissor da DengueFoi confirmado o primeiro caso de dengue importada em Capinzal. A paciente, uma mulher de 45 anos, adquiriu a doença no Rio de Janeiro e no dia 23 de dezembro de 2015 se deslocou para Capinzal onde residem familiares. A mulher que já apresentava os sintomas da doença teria passado mal e procurou a emergência do Hospital Universitário Santa Terezinha de Joaçaba. Devido a suspeita, a Secretaria de Saúde de Capinzal foi notificada e posteriormente fez a coleta para exame o qual teve resultado positivo.

De acordo com Eliane Rietter, responsável pela Vigilância Epidemiológica, antes mesmo da confirmação a paciente já estava sendo medicada. A mulher não chegou a ser internada e, já se encontra recuperada, sendo que ao longo do período foi monitorada pelo município.

Eliane ressalta que apesar de não ter sido contraído no município, é preciso a população eliminar os criadouros do mosquito Aedes Aegypti que também é responsável por transmitir a febre chikungunya e o Zika Vírus, esse último relacionado pelo Ministério da Saúde com os casos de microcefalia em bebês, já registrados em 18 estados do país.

Fonte: Rádio Capinzal