(49) 3551-2424

Prefeitura de Catanduvas emite nota sobre suspensão de atendimento pela UPA

catanduvasEsta semana, por determinação do prefeito Nelson Guindani, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), suspendeu os serviços para pacientes oriundos dos municípios de Ibicaré, Treze Tílias, Água Doce e Catanduvas. A medida foi tomada porque os prefeitos, segundo Nelson Guindani, não teriam honrado com um compromisso assumido quando da implantação do projeto.

 Os municípios reagiram. Nesta quarta-feira (06) a Central de Jornalismo da Rádio Catarinense recebeu uma nota de esclarecimento da prefeitura de Catanduvas.

Leia a Nota:

De acordo com a Prefeita, o município de Catanduvas não possui contrato vigente com a Unidade de Pronto Atendimento para encaminhamento de pacientes. “O município encaminhou pacientes para a UPA por um período de dez meses, mas, desde o dia 1º de agosto de 2015, quando o Hospital de Catanduvas passou a ter atendimento 24 horas, não encaminhamos nenhum paciente para Herval D’ Oeste. Catanduvas não concorda com a declaração de inadimplência noticiada pela UPA por não possuir contrato com a instituição”.

O Sistema de Saúde do município, conta com três unidades de ESF instalados em operação e funcionamento, o que proporciona atendimento em período integral, já o pronto atendimento dos pacientes está realizado diretamente no Hospital local e para os demais atendimentos de urgência e emergência os pacientes são encaminhados para o HUST de Joaçaba o qual o município de Catanduvas é conveniado.

Legalmente os municípios são impedidos de absorver despesas com duas unidades de Pronto Atendimento.

As UPA’s foram criadas pelo Governo Federal por meio de portaria ministerial para melhorar e ampliar o acesso aos serviços de saúde, considerando as dificuldades relacionadas aos serviços de urgência e emergência.

“A UPA nos encaminhou o último relatório onde constam dois (02) atendimentos no mês de agosto de 2015 e que não foram encaminhados pela Secretaria Municipal de Saúde, ou seja, o usuário procurou atendimento pessoalmente ou algum socorrista optou pelo atendimento. Diante das notícias vinculadas na mídia nós fomos procurados por diversos meios de comunicação e prontamente os atendemos, admiramos o trabalho realizado pela UPA Herval D’Oeste, mas discordamos quanto às declarações desta semana até porque no ano de 2015 a UPA recebeu do Governo Federal aproximadamente R$1.500.000,00” concluiu Gisa.